terça-feira, 29 de maio de 2018


Alguns cantores tem sido "podados" em certas letras de suas canções tanto na Record TV, quanto na Globo. A atitude tem revoltado telespectadores que através das redes sociais, tem detonado as emissoras devido suas decisões repressivas.

Recentemente a cantora Iza que está conquistando o Brasil, com a sua música foi convidada para o programa de Sabrina Sato na Record. Na ocasião, Iza cantou no palco da atração da emissora a música Ginga, um de seus maiores sucessos. Acontece que um dos trechos da música que diz “Fé na sua mandinga”, que de alguma forma faz alusão à religião do candomblé, simplesmente foi cortado da canção.


O mesmo aconteceu quando Iza se apresentou no talk show de Fabio Porchat. Não sabe-se dizer o porque da Record ter retirado o trecho, alguns sites de fofoca acredita que a decisão foi tomada devido a emissora ser liderada pelo bispo Edir Macedo, líder religioso da igreja Universal do Reino de Deus.

não foi a primeira vez que a Record censurou uma apresentação por conta de letras que remetem ao candomblé. No ano de 2001, a cantora Ivete Sangalo dominava o Brasil com o seu hit Festa, certa vez a diva teve sua participação no programa É Show de Adriane Galisteu cancelada.

Tudo porque a produção da atração pediu que Ivete não cantasse seu sucesso graças ao trecho: “Mãe Preta mandou avisar“, além das menções a outras características da cultura e religiões africanas. Naquela época, a gravadora Universal não acatou a ordem da emissora e por isso Ivete não se apresentou na Record.


Já na Globo, o MC G15 conquistou o nosso país com o sucesso Deu Onda, todavia a letra da música é um tanto quanto polêmica. Já que o gênero funk é geralmente hostilizado por parte dos brasileiros, além disso, a canção faz menção direta ao sexo e também a droga ilícita que é a maconha. Convidado a performar no palco de Fausto Silva na Globo, MC G15 teve que fazer adaptações para que as pessoas o vissem na tevê brasileira em pleno domingo.

Já a dupla sertaneja Simone e Simaria foi diferente dos outros aqui mostrados. A cantora fez uma revelação em uma entrevista ao jornalista Leo Dias, ao ser questionada se ela já foi repreendida na TV, Simone foi sincera e abriu o jogo.

“Sim, uma vez no programa do Bial, nos orientaram a fazer uma entrevista mais séria, pois era um público mais velho. No meio da entrevista eu falei que estava me sentindo desconfortável porque eu não estava podendo ser eu mesma. Aí ele falou que eu tinha que ser como eu sou de verdade. A entrevista rolou, foi maravilhosa”, relatou.

E você, o que acha?





0 comentários:

Postar um comentário